RUBRICA: CONTA-ME COMO FOI...


Testemunho de: Maria do Céu Alves Pessoa

"Vida de Comerciante"

Maria do Céu Alves Pessoa, natural da freguesia de Sonim, conta-nos como foi a sua vida de comerciante no tempo em que ainda era jovem. Casada com José Teixeira, teve duas filhas e um filho que acabou por falecer aos quinze anos de idade. Hoje, diz ser uma mulher feliz, com dois netos, duas netas e três bisnetos gémeos, que diz serem os olhos da sua cara. Recorda assim os tempos de comerciante:“O meu marido trabalhava no fogo com o pai e montámos uma mercearia aqui em Sonim e mais tarde um Café. Ainda era uma rapariga nova e já tinha três filhos quando, o meu marido, foi para o Canadá à procura de melhores condições de vida, e eu fiquei cá a tomar conta da mercearia. Foram tempos difíceis, mas os meus filhos ajudaram-me muito.
Naquela altura tinha muitos clientes que faziam as compras ao final do mês. Levavam uma canastra cheia por vinte escudos e ainda bebiam uma cerveja. Tinha a mercearia toda avulso, em sacos de 75 Kg que se pesavam em cartucho de papel de 0,5 Kg 1 Kg. O arroz, a farinha e o açúcar estavam em “tulhas”.
Foi o primeiro comércio a ter televisão e funcionava como espécie de um cinema, onde as pessoas traziam os seus banquinhos de casa para verem a Tourada, o Festival da Canção e os Ranchos Folclóricos.
Também tínhamos uns matraquilhos que eram o entretenimento dos mais jovens.
No meu comércio vendia um pouco de tudo, desde os pregos para a construção civil até aos comprimidos para a dor de cabeça.
Chegavam a vir pessoas de outras aldeias para fazerem compras aqui na minha mercearia.
Com o tempo a vida foi-se modificando. As pessoas começaram a emigrar, a trazer dinheiro e a procurar novas diversões.
Hoje em dia, as condições de vida melhoraram e as pessoas já têm meio de transporte próprio e já vão às compras a grandes superfícies. Felizmente, ainda há as que preferem o comércio tradicional e reconhecem que alguns produtos são de melhor qualidade.”

CONTACTOS ÚTEIS

GNR Valpaços
278 711 258

Bombeiros Voluntários de Valpaços
278 711 385

Jornal Tribuna Valpacense
278 711 258

Jornal Negócios de Valpaços
278713893

Farmácia Paula
278 711 676

Farmácia Pimentel
278 711 153

Farmácia Martins
278 781 247

Farmácia Nova de Valpaços
278 717 373

Farmácia Almeida Sousa
278 714 291

Farmácia Duarte
278 749 125

Centro de Saúde de Valpaços
278 712 180

Hospital de Valpaços
278 711 110

Santa Casa da Misericórdia de Valpaços
278 711 242

Câmara Municipal de Valpaços
278 710 130