
Filmagem: Carlos Padilla
Local: Jalapa (estado de Veracruz), México
Realização: Luis Mandoki
Baseada em factos verídicos da infância do argumentista Óscar Torres, Innocent Voices, do realizador Luis Mandoki, conta a comovente história de Chava (Carlos Padilla), um rapaz de onze anos que apanhado pelas circunstâncias é obrigado a tornar-se "o homem da casa", depois do pai abandonar a família em plena guerra civil.
Durante a década de 80 em El Salvador, as forças armadas do Governo recrutam crianças de dozes anos arrancando-as das escolas. Se Chava tiver sorte, ainda lhe resta um ano de inocência, um ano antes que também ele seja recrutado para lutar na batalha do Governo contra os rebeldes do exército FMLN.
A vida de Chava transforma-se num jogo de sobrevivência, não apenas devido às balas da guerra, mas também pelos efeitos desoladores da violência diária. À medida que luta por encontrar trabalho para ajudar a mãe solteira a pagar as contas e vive o primeiro amor por uma bela colega de escola, a pequena vila de Chava torna-se simultaneamente num campo de jogo e num campo de guerra.
Com o amor da sua mãe (Leonor Varela) como única arma, uma pequena rádio que transmite um hino proibido de amor e paz, e com a decisão impossível de ter que se unir ao exército ou aos rebeldes, Chava encontra coragem para manter o coração aberto e o espírito vivo, na sua corrida contra o tempo.