No contexto da conjuntura adversa que atravessamos, despoletada por uma crise económica disseminada por todo o Mundo, algumas restrições se impõem diariamente às instituições que gerem dinheiros públicos e privados. As Autarquias recebem grandes cortes nos seus orçamentos, as progressões nas carreiras são congeladas, os impostos aumentam, os projectos comunitários sofrem grandes limitações…etc, etc.
Neste seguimento, o projecto a que a Casa do Povo de Sonim se candidatou (TNS), que previa um melhoramento significativo nas instalações, não tem previsão para a sua aprovação, ou mesmo execução. Assim sendo, e tendo em conta os compromissos assumidos pela actual direcção da Casa do Povo, decidiu-se por mãos à obra, e avançar com estas acções por nossa conta e risco. Para isso, contamos com algum apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.
Neste mês de Agosto, o salão de festas da Casa do Povo fica dotado de um projector de vídeo de alta qualidade, de uma tela de projecção com 3m de altura e de comprimento, e de cortinas para equipar o palco, permitindo a realização de vários eventos futuros.
A primeira projecção poderá ser realizada ainda em Agosto, e no dia 24 de Setembro, a Casa do Povo de Sonim, recebe, o Grupo de Teatro Lordelense, que está de regresso aos palcos com mais uma comédia - “Fidalgo sem vintém procura esposa rica”.
O objectivo da casa do Povo, é dar continuidade a estas actividades que se desenvolverão ao longo de todo o ano, promovendo e fomentando de maior dinamismo e robustez o desenvolvimento da cultura local.
Outro objectivo a que a casa do povo se propôs, diz respeito à criação de um espaço “MUSEU”, destinado a albergar uma exposição residente, com fotografias de habitantes da aldeia de Sonim, de gerações passadas e já esquecidas. Para o efeito, é necessário que os Sonienses disponibilizem fotografias antigas que tenham em sua posse, para serem duplicadas, emolduradas e expostas no salão Casa do Povo (nota: as fotografias originais serão devolvidas aos proprietários). Esta recolha já está a ser realizada, solicitando-se a todos os Sonienses a devida colaboração. As fotografias devem ser entregues na secretaria da Casa do Povo.
Com esta iniciativa, a direcção da Casa do Povo procura preservar a identidade dos habitantes de Sonim, não permitindo que caiam no esquecimento.
Com o boletim informativo que já vai na 2ª edição – “JORNALECO DE SONIM”, procuramos veicular mais e melhor informação à população soniense, no que concerne à nossa história, cultura, valores, tradições e actualidades.
Paralelamente criámos este Blogue de divulgação destas actividades e valores da nossa terra, aos quais, qualquer soniense, em qualquer parte do mundo, pode aceder.
Para além destas iniciativas, a Casa do Povo continuará a proporcionar assistência médica à população de Sonim em Geral.
Implementando uma filosofia de continuidade, queremos dar o melhor seguimento ao trabalho até então realizado, destacando o serviço meritório que várias gerações de Sonienses têm desenvolvido em prol da nossa aldeia, quer na Casa do Povo, quer na Junta de Freguesia, quer na Comissão de Festas, quer no Grupo Etnográfico da Casa do Povo, quer na extinta Banda Musical de Sonim, entre outros organismos e associações que por aqui passaram e a sua marca deixaram.
Neste contexto, destaco o nosso companheiro e amigo Abel Tavares, que, desde sempre desenvolveu um trabalho louvável e cooperante na nossa aldeia, e que, infelizmente, nos abandonou nesta nossa labuta, sendo certo, que estará sempre na nossa memória, e o recordaremos com amizade e saudade.
Acreditando que todo o nosso trabalho é válido, e que poderemos contribuir para o crescimento cultural da nossa terra, estaremos sempre prontos para colaborar.